segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A arte de comunicar

Ontem aprendi que Aristóteles considerava que toda a acção humana é um bem, e “aprendi” também que comunicar é um bem, seja pela palavra, pelos gestos ou atitudes. Escrevo aprendi entre aspas porque naturalmente todos sabemos que comunicar é um bem o que nem sempre sabemos é como usar esse bem, e a espontaneidade e facilidade com que o fazemos pode trair a nossa verdadeira intenção. Por vezes esquecemo-nos que as palavras são poderosas, que a consequência do que é dito pode ter resultados inesperados e desconcertantes, pela interpretação errada, pela  dificuldade que temos em descodificar e perceber aonde nos leva um diálogo, aonde nos leva a comunicação. Sempre que comunico apelo à sensibilidade e à assertividade mas acontece que nem sempre consigo, nem sempre consigo expressar da melhor forma a verdade e a sinceridade do meu gesto. Entristece-me, porque gosto de pessoas, porque gosto de comunicar, porque me enriquece comunicar, mas a verdade é que nem sempre consigo usar as palavras certas. Porque será? Talvez porque me falte a arte ou porque sou humana!
.
"O facto de sermos não sei quantos milhões de pessoas e, não obstante, a comunicação, a comunicação completa, ser totalmente impossível entre duas pessoas parece-me uma das coisas mais trágicas do mundo."
 Georges Simenon

Sem comentários:

Enviar um comentário